Áreas geográficas

O projeto será desenvolvido em três eixos geográficos principais:



  • Eixo Portalegre-Marvão:
Neste eixo estarão incluídos vários sítios arqueológicos:
O Campo Arqueológico da Cidade Romana de Ammaia e a Villa Romana de Torre de Palma, onde vários projetos de escavação arqueológica têm sido desenvolvidos.
O Campo Arqueológico da Ammaia é baseado numa cidade Romana abandonada, sendo ele próprio gerido por uma Fundação sem fins lucrativos (Fundação Ammaia). 
O estudo e inventário de artefactos (incluindo vidros, cerâmicas, metais e argamassas) e  cofactos de escavações, mais antigas e mais recentes, são uma parte essencial para o conhecimento da dinâmica de ocupação destas antigas cidades e vilas Romanas, bem como as relações com o espaço restante do Império Romano.

As escolas parceiras neste eixo serão as escolas secundárias de Portalegre.

Foto aérea da cidade de Ammaia: Praça Porta Sul, vista de Sudoeste 
  • Eixo Ourique-Castro Verde:
Neste eixo estarão incluídos o campo arqueológico do depósito votivo de Garvão e o Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão em Ourique.
A escavação do depósito votivo de Garvão ocorreu entre Junho e Dezembro de 1982, após a sua descoberta acidental durante a instalação de infraestruturas sociais. Estes esforços expuseram uma enorme variedade de materiais (principalmente cerâmica) da 2ª Idade do Ferro, intencionalmente depositados, cuidadosamente organizados de modo a otimizar o espaço disponível.
Atualmente, o espólio arqueológico exumado do Depósito Votivo da 2ª Idade do Ferro de Garvão, o maior na Península Ibérica, encontra-se depositado na reserva do Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão em Ourique.

As escolas parceiras neste eixo serão as escolas secundárias de Castro Verde, Ourique e Almodôvar.

Escavações no Depósito Votivo do Garvão
  • Eixo Mértola:
O Campo Arqueológico de Mértola, inserido numa região com forte presença e influência islâmica, tem vindo a desenvolver investigação importante no desenvolvimento de metodologias de análise laboratorial, para o estudo de conjuntos heterogéneos de cerâmica, especialmente a partir do ponto de vista geográfico e
proveniência.

As escolas parceiras neste eixo serão a Escola Secundária de Mértola e a Escola Profissional de Mértola (ALSUD).


Imagem geral de escavações no Campo Arqueológico de Mértola 

Sem comentários:

Enviar um comentário