Escola Secundária S. Lourenço (Portalegre)

1ª fase: Visita à Cidade Romana de Ammaia 



No dia 7 de Novembro os alunos do 12 º ano, das turmas de Ciências e tecnologias, visitaram a cidade romana de Ammaia, perto de Marvão, acompanhados pelas professoras Alzira e Elsa, no âmbito do Projeto Descartes.

A equipa Descartes também os acompanhou nesta visita. 

Inicialmente visitámos o museu da cidade romana de Ammaia, que fica situado mesmo junto às ruínas desta cidade. 
Esta parte da visita foi acompanhada  pela arqueóloga Sofia, que à medida que avançávamos pelas diversas salas do museu ia explicando o que estávamos a ver, bem como chamando a atenção para outros factos e curiosidades. 


Visita ao museu da cidade romana de Ammaia guiada pela arqueóloga Sofia. 
Neste conjunto de imagens é possível ver algumas salas do museu
 bem como a sala  onde decorreu uma apresentação sobre o papel da geofísica
na descoberta de mais áreas (ainda cobertas) desta cidade romana. 
De seguida fomos visitar o laboratório de conservação e restauro da Fundação Ammaia onde a conservadora-restauradora Carina nos elucidou sobre alguns aspectos da conservação e restauro. 
Visita ao laboratório de conservação e restauro onde a conservadora-restauradora
Carina foi explicando como fazia e que materiais usava para restaurar e conservar
os materiais que vão sendo descobertos.
Finalmente percorremos então as Ruínas da Cidade Romana de Ammaia, guiados pelas sábias explicações do arqueólogo Joaquim. 
Começando, esta parte da visita, pela Praça pública e Porta Sul. 


Neste conjunto de imagens é possível observar  a Praça Pública (abaixo de "vista geral), 
pavimentada com blocos de granito muito regulares. 
Na imagem "Porta Sul" podem-se observar vestígios um portão.  
Em grande plano, o arqueólogo Joaquim junto á Porta Sul. 

Por último  foi a vez de irmos até à parte termal desta cidade romana, bem como às ruínas do Fórum: 
Imagem das termas com os diversos tanques que as constituíam; de realçar 
que a piscina maior do edifício (situada no exterior) está por baixo da estrada nacional

Nesta imagem pode ver-se uma estrutura retangular que corresponde ao Fórum.
A parte curiosa é que foi necessário atravessar a estrada nacional 359 para chegar
a esta parte das ruínas.
2ª fase: Workshops e Palestra

No passado dia 27 de Fevereiro fomos até Portalegre à Escola Secundária S. Lourenço de modo a executarmos nesta a 2ª fase do Projeto Descartes. 

Como já vem sendo hábito vamos vos contar e mostrar tudo o que se passou nessa tarde diferente! 

Depois de sermos muito bem recebidos pelas professoras Elsa e Alzira demos então início às atividades do Descartes com uma palestra intitulada "Argamassas antigas: exemplos na região de Portalegre" dada pelo Prof. Doutor José Mirão. Com esta palestra o professor Mirão conseguiu despertar a curiosidade dos alunos levando-os a pensar melhor na riqueza cultural que têm na sua região. 
Palestra "Argamassas antigas: exemplos na região de Portalegre" pelo Prof. Doutor José Mirão
Findada a palestra foi a vez de dividirmos os alunos em 2 turnos de modo a passarem pelos 2 workshops que lhes preparamos: "Preparação de pigmentos naturais e tintas" e "Descobrir rochas e argamassas aos microscópio". 


No workshop de "Preparação de pigmentos naturais e tintas" começamos com uma breve apresentação para os enquadrar no tema dada pela bolseira do Descartes Joana Costa. 
Breve enquadramento no tema do workshop pela Bolseira do projeto Joana Costa
Compreendido o que iriam fazer os alunos começaram por preparar pigmentos sintéticos através de reações de precipitação. Sendo assim uns grupos trabalharam com cromato de potássio e cloreto de bário obtendo um fantástico amarelo limão e, outros grupos, adicionaram cloreto de cobalto com hidrogenofosfato de sódio de onde resultou um magnífico violeta de cobalto. 
Preparação de pigmentos sintéticos: violeta de cobalto e amarelo limão
O workshop continuou com a preparação de tintas a têmpera, onde utilizaram gema de ovo como aglutinante e tintas a óleo, empregando óleo de linhaça. Os alunos puderam depois pintar com cada uma destas tintas de modo a mostrarem os seus dotes artísticos claro e também para perceberem como o tempo de secagem e consistência entre elas é bastante diferente. 
Pintura a têmpera, em que foi utilizado como aglutinante gema de ovo

Preparação de tintas a óleo utilizando óleo de linhaça.
Como se pode ver o ambiente foi sempre leve e descontraído durante o workshop
No workshop de "Descobrir rochas e argamassas aos microscópio" levamos 2 especialistas na matéria: o geólogo Luís Almeida e a engenheira geóloga Ana Vinagre.
 Neste workshop os alunos observaram rochas e argamassas a "olho nu" e ao microscópio petrográfico e depois foi lhes proposto que fizessem corresponder o que viam nas preparações microscópicas com o que viam "à vista desarmada". 
O workshop "Descobrir rochas e argamassas ao microscópio" fez as delícias de alunos e professores.
No final uma fotografia em grupo para mais tarde recordar

O feedback por parte de alunos e professores em relação à palestra e workshops foi muito positivo tendo ficado ainda mais entusiasmados com a visita ao Laboratório HERCULES, prevista para a 3ª fase deste projeto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário