1ª fase:Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão (Ourique) e Depósito Votivo do Garvão
A visita foi acompanhada pelo arqueólogo Rafael Alfenim e pela Drª Deolinda Tavares que sabiamente foram fornecendo informações valiosas para melhor compreensão do que se estava a observar.
Também a bolseira de doutoramento Lúcia Rosado fez uma pequena apresentação de modo a enquadrar a aplicação das ciências na arqueologia.
E agora aqui ficam algumas fotografias desta visita para mais tarde recordarmos...
Visita ao Centro de arqueologia Caetano de Mello Beirão em Ourique |
Visita ao Depósito Votivo do Garvão acompanhada das explicações do arqueólogo Rafael Alfenim |
Visita ao cerro do castelo (Garvão) |
2ª fase: workshops e palestra
No passado dia 28 de Março fomos até
Castro Verde para procedermos à 2ª fase do Projeto Descartes nesta
escola.
Fica aqui um breve resumo deste dia
especial com direito a fotos claro e respetivas explicações!
O dia começou com uma palestra dada pela
post - doc Milene
Gil (conservadora - restauradora), intitulada "O que são pinturas
murais". Com o seu jeito leve e descontraído mas em simultâneo cativante a
nossa conservadora - restauradora conseguiu captar a atenção dos alunos e
despertá-los para os principais aspetos e curiosidades das pinturas murais.
Esta palestra foi uma das que despertou
mais interesse por parte dos alunos, tendo estes conseguido responder a certas
perguntas onde ficou demonstrado que realmente prestaram atenção ao que foi
dito.
Terminada a palestra foi a vez dos
alunos porem "as mãos na massa" (literalmente)! A turma foi então
dividida em dois grupos: um deles foi para o workshop “Preparação e pintura com
pigmentos naturais” e o outro grupo para o workshop “Argamassas de cal”. Depois
trocaram para puderem disfrutar dos dois workshops.
No workshop “Preparação e pintura com pigmentos naturais” os alunos
contaram com as explicações da conservadora- restauradora Milene Gil e também
com a ajuda da bolseira deste projeto Joana Costa.
Os alunos começaram por
preparar os pigmentos tendo –os macerado e peneirado com o auxílio de
almofarizes e peneiros, respectivamente.
Peneiração dos pigmentos |
Preparados os materiais
com cor puderam então experimentar diversas técnicas de pintura.
Por um lado
experimentaram pintar a têmpera, técnica em que usaram a gema de ovo como
aglutinante.
Outra técnica utilizada
foi a pintura a óleo, com recurso ao óleo de linhaça como aglutinante.
Por último prepararam
uma mistura de pigmentos com cal e de pigmentos com leite de cal (água mais
cal).
Ao utilizarem todas
estas técnicas os alunos conseguiram perceber que estas conferem diferentes
cores e texturas às tintas preparadas e ainda que consoante a técnica utilizada
o tempo de secagem também varia, sendo que a pintura a têmpera seca mais rápido
que a pintura a óleo, por exemplo.
Uma foto de grupo para mais tarde recordarmos |
Quanto ao workshop
“Argamassas de cal” tivemos a fantástica colaboração dos nossos membros da
geologia Ana Vinagre e Luís Almeida.
Neste workshop os
alunos prepararam argamassas de cal que depois usaram para construir uns
fantásticos arcos constituídos por vários fragmentos de rochas.
Construção dos arcos constituídos por diversos fragmentos de rochas |
O resultado final. Ficaram realmente fantásticos! |
A aceitação por parte
de alunos e professores foi óptima, em qualquer um dos workshops, tendo ficado
ainda mais com uma enorme vontade e curiosidade de visitar o laboratório
HERCULES.
Ficamos então à vossa
espera!
Olá! Somos os alunos do 10ºA da Escola Secundária de Castro Verde. Gostámos muito da visita que o projeto Descartes nos proporcionou, pois, tornou-se mais evidente para nós a interligação entre as ciências que estudamos, como a química e a geologia, e a arqueologia.
ResponderEliminarAgradecemos o modo como fomos recebidos por toda a equipa e em particular ao arqueólogo Rafael Alfenim, a Drª Deolinda Tavares e à bolseira de doutoramento Lúcia Rosado.
Esperamos brevemente propostas de novas atividades no âmbito do projeto!! Um abraço de todos nós :)
Olá! É com uma enorme satisfação que lemos o comentário por vós deixado! Esperamos que a visita tenha de algum modo contribuído para alargar ainda mais os vossos horizontes e que tenham percebido que como é importante interligar as várias disciplinas, mesmo sendo de áreas diferentes, porque no fundo elas completam-se entre si.
ResponderEliminarBrevemente entraremos em contacto para falarmos sobre a 2ª parte do projeto: os workshops!
Até lá, boas aulas e boa sorte sorte nos testes:)
Joana Costa (Bolseira do Projeto)