Escola Secundária de Castro Verde

1ª fase:Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão (Ourique) e Depósito Votivo do Garvão

No dia 1 de Novembro os alunos do 10º ano, de Ciências e tecnologias, da Escola Secundária de Castro Verde foram visitar o Centro de arqueologia Caetano de Mello Beirão em Ourique e o Depósito Votivo do Garvão.
A visita foi acompanhada pelo arqueólogo Rafael Alfenim e pela Drª Deolinda Tavares que sabiamente foram fornecendo informações valiosas para melhor compreensão do que se estava a observar.
Também a bolseira de doutoramento Lúcia Rosado fez uma pequena apresentação de modo a enquadrar a aplicação das ciências na arqueologia.
E agora aqui ficam algumas fotografias desta visita para mais tarde recordarmos...

Visita ao Centro de arqueologia Caetano de Mello Beirão em Ourique
Visita ao Depósito Votivo do Garvão acompanhada das explicações do arqueólogo Rafael Alfenim

Por último, seguindo a sugestão do arqueólogo Rafael Alfenim, fomos até ao cerro do castelo onde têm decorrido alguns trabalhos arqueológicos.

Visita ao cerro do castelo (Garvão)

2ª fase: workshops e palestra

No passado dia 28 de Março fomos até Castro Verde para procedermos à 2ª fase do Projeto Descartes nesta escola. 
Fica aqui um breve resumo deste dia especial com direito a fotos claro e respetivas explicações!

O dia começou com uma palestra dada pela  post - doc Milene Gil (conservadora - restauradora), intitulada "O que são pinturas murais". Com o seu jeito leve e descontraído mas em simultâneo cativante a nossa conservadora - restauradora conseguiu captar a atenção dos alunos e despertá-los para os principais aspetos e curiosidades das pinturas murais.
Esta palestra foi uma das que despertou mais interesse por parte dos alunos, tendo estes conseguido responder a certas perguntas onde ficou demonstrado que realmente prestaram atenção ao que foi dito. 

 
Palestra "O que são pinturas murais" pela post - doc Milene Gil
Terminada a palestra foi a vez dos alunos porem "as mãos na massa" (literalmente)! A turma foi então dividida em dois grupos: um deles foi para o workshop “Preparação e pintura com pigmentos naturais” e o outro grupo para o workshop “Argamassas de cal”. Depois trocaram para puderem disfrutar dos dois workshops.

No workshop “Preparação e pintura com pigmentos naturais” os alunos contaram com as explicações da conservadora- restauradora Milene Gil e também com a ajuda da bolseira deste projeto Joana Costa.

Os alunos começaram por preparar os pigmentos tendo –os macerado e peneirado com o auxílio de almofarizes e peneiros, respectivamente.
 
Preparação de pigmentos: maceração com recurso a almofarizes

Peneiração dos pigmentos

Preparados os materiais com cor puderam então experimentar diversas técnicas de pintura.
Por um lado experimentaram pintar a têmpera, técnica em que usaram a gema de ovo como aglutinante.
 
Pintura a têmpera com a utilização de gema de ovo como aglutinante
Outra técnica utilizada foi a pintura a óleo, com recurso ao óleo de linhaça como aglutinante.
 
Pintura a óleo, uma técnica preferida por muitos artistas dado o seu elevado tempo de secagem 
Por último prepararam uma mistura de pigmentos com cal e de pigmentos com leite de cal (água mais cal).
 
Pintura com a adição de cal e leite de cal
Ao utilizarem todas estas técnicas os alunos conseguiram perceber que estas conferem diferentes cores e texturas às tintas preparadas e ainda que consoante a técnica utilizada o tempo de secagem também varia, sendo que a pintura a têmpera seca mais rápido que a pintura a óleo, por exemplo.

 
Uma aluna documentando as várias técnicas utilizadas

Uma foto de grupo para mais tarde recordarmos

Quanto ao workshop “Argamassas de cal” tivemos a fantástica colaboração dos nossos membros da geologia Ana Vinagre e Luís Almeida.

Neste workshop os alunos prepararam argamassas de cal que depois usaram para construir uns fantásticos arcos constituídos por vários fragmentos de rochas.

 
Preparação das argamassas de cal, onde os alunos tiveram que "pôr as mãos na massas"

Construção dos arcos constituídos por diversos fragmentos de rochas

O resultado final. Ficaram realmente fantásticos!


A aceitação por parte de alunos e professores foi óptima, em qualquer um dos workshops, tendo ficado ainda mais com uma enorme vontade e curiosidade de visitar o laboratório HERCULES.

Ficamos então à vossa espera!





2 comentários:

  1. Olá! Somos os alunos do 10ºA da Escola Secundária de Castro Verde. Gostámos muito da visita que o projeto Descartes nos proporcionou, pois, tornou-se mais evidente para nós a interligação entre as ciências que estudamos, como a química e a geologia, e a arqueologia.
    Agradecemos o modo como fomos recebidos por toda a equipa e em particular ao arqueólogo Rafael Alfenim, a Drª Deolinda Tavares e à bolseira de doutoramento Lúcia Rosado.
    Esperamos brevemente propostas de novas atividades no âmbito do projeto!! Um abraço de todos nós :)

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  2. Olá! É com uma enorme satisfação que lemos o comentário por vós deixado! Esperamos que a visita tenha de algum modo contribuído para alargar ainda mais os vossos horizontes e que tenham percebido que como é importante interligar as várias disciplinas, mesmo sendo de áreas diferentes, porque no fundo elas completam-se entre si.
    Brevemente entraremos em contacto para falarmos sobre a 2ª parte do projeto: os workshops!
    Até lá, boas aulas e boa sorte sorte nos testes:)
    Joana Costa (Bolseira do Projeto)

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