1ª fase:Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão (Ourique) e Depósito Votivo do Garvão
A visita foi acompanhada pelo arqueólogo Rafael Alfenim e pela Drª Deolinda Tavares que sabiamente foram fornecendo informações valiosas para melhor compreensão do que se estava a observar.
Também a bolseira de doutoramento Lúcia Rosado fez uma pequena apresentação de modo a enquadrar a aplicação das ciências na arqueologia.
E agora aqui ficam algumas fotografias desta visita para mais tarde recordarmos...
![]() |
Visita ao Centro de arqueologia Caetano de Mello Beirão em Ourique |
![]() |
Visita ao Depósito Votivo do Garvão acompanhada das explicações do arqueólogo Rafael Alfenim |
![]() |
Visita ao cerro do castelo (Garvão) |
2ª fase: workshops e palestra
No passado dia 28 de Março fomos até
Castro Verde para procedermos à 2ª fase do Projeto Descartes nesta
escola.
Fica aqui um breve resumo deste dia
especial com direito a fotos claro e respetivas explicações!
O dia começou com uma palestra dada pela
post - doc Milene
Gil (conservadora - restauradora), intitulada "O que são pinturas
murais". Com o seu jeito leve e descontraído mas em simultâneo cativante a
nossa conservadora - restauradora conseguiu captar a atenção dos alunos e
despertá-los para os principais aspetos e curiosidades das pinturas murais.
Esta palestra foi uma das que despertou
mais interesse por parte dos alunos, tendo estes conseguido responder a certas
perguntas onde ficou demonstrado que realmente prestaram atenção ao que foi
dito.
Terminada a palestra foi a vez dos
alunos porem "as mãos na massa" (literalmente)! A turma foi então
dividida em dois grupos: um deles foi para o workshop “Preparação e pintura com
pigmentos naturais” e o outro grupo para o workshop “Argamassas de cal”. Depois
trocaram para puderem disfrutar dos dois workshops.
No workshop “Preparação e pintura com pigmentos naturais” os alunos
contaram com as explicações da conservadora- restauradora Milene Gil e também
com a ajuda da bolseira deste projeto Joana Costa.
Os alunos começaram por
preparar os pigmentos tendo –os macerado e peneirado com o auxílio de
almofarizes e peneiros, respectivamente.
![]() |
Peneiração dos pigmentos |
Preparados os materiais
com cor puderam então experimentar diversas técnicas de pintura.
Por um lado
experimentaram pintar a têmpera, técnica em que usaram a gema de ovo como
aglutinante.
Outra técnica utilizada
foi a pintura a óleo, com recurso ao óleo de linhaça como aglutinante.
Por último prepararam
uma mistura de pigmentos com cal e de pigmentos com leite de cal (água mais
cal).
Ao utilizarem todas
estas técnicas os alunos conseguiram perceber que estas conferem diferentes
cores e texturas às tintas preparadas e ainda que consoante a técnica utilizada
o tempo de secagem também varia, sendo que a pintura a têmpera seca mais rápido
que a pintura a óleo, por exemplo.
![]() |
Uma foto de grupo para mais tarde recordarmos |
Quanto ao workshop
“Argamassas de cal” tivemos a fantástica colaboração dos nossos membros da
geologia Ana Vinagre e Luís Almeida.
Neste workshop os
alunos prepararam argamassas de cal que depois usaram para construir uns
fantásticos arcos constituídos por vários fragmentos de rochas.
![]() |
Construção dos arcos constituídos por diversos fragmentos de rochas |
![]() |
O resultado final. Ficaram realmente fantásticos! |
A aceitação por parte
de alunos e professores foi óptima, em qualquer um dos workshops, tendo ficado
ainda mais com uma enorme vontade e curiosidade de visitar o laboratório
HERCULES.
Ficamos então à vossa
espera!
Olá! Somos os alunos do 10ºA da Escola Secundária de Castro Verde. Gostámos muito da visita que o projeto Descartes nos proporcionou, pois, tornou-se mais evidente para nós a interligação entre as ciências que estudamos, como a química e a geologia, e a arqueologia.
ResponderEliminarAgradecemos o modo como fomos recebidos por toda a equipa e em particular ao arqueólogo Rafael Alfenim, a Drª Deolinda Tavares e à bolseira de doutoramento Lúcia Rosado.
Esperamos brevemente propostas de novas atividades no âmbito do projeto!! Um abraço de todos nós :)
Olá! É com uma enorme satisfação que lemos o comentário por vós deixado! Esperamos que a visita tenha de algum modo contribuído para alargar ainda mais os vossos horizontes e que tenham percebido que como é importante interligar as várias disciplinas, mesmo sendo de áreas diferentes, porque no fundo elas completam-se entre si.
ResponderEliminarBrevemente entraremos em contacto para falarmos sobre a 2ª parte do projeto: os workshops!
Até lá, boas aulas e boa sorte sorte nos testes:)
Joana Costa (Bolseira do Projeto)