1ª fase: Visita à Cidade Romana de Ammaia
No dia 7 de Novembro os alunos do 12 º ano, das turmas de Ciências e tecnologias, visitaram a cidade romana de Ammaia, perto de Marvão, acompanhados pelas professoras Alzira e Elsa, no âmbito do Projeto Descartes.
A equipa Descartes também os acompanhou nesta visita.
Inicialmente visitámos o museu da cidade romana de Ammaia, que fica situado mesmo junto às ruínas desta cidade.
Esta parte da visita foi acompanhada pela arqueóloga Sofia, que à medida que avançávamos pelas diversas salas do museu ia explicando o que estávamos a ver, bem como chamando a atenção para outros factos e curiosidades.
De seguida fomos visitar o laboratório de conservação e restauro da Fundação Ammaia onde a conservadora-restauradora Carina nos elucidou sobre alguns aspectos da conservação e restauro.
Começando, esta parte da visita, pela Praça pública e Porta Sul.
![]() |
Imagem das termas com os diversos tanques que as constituíam; de realçar
que a piscina maior do edifício (situada no exterior) está por baixo da estrada nacional
|
![]() |
Nesta imagem pode ver-se uma estrutura retangular que corresponde ao Fórum.
A parte curiosa é que foi necessário atravessar a estrada nacional 359 para chegar
a esta parte das ruínas.
|
2ª fase: Workshops e Palestra
No passado dia 27 de Fevereiro fomos até Portalegre à Escola Secundária S. Lourenço de modo a executarmos nesta a 2ª fase do Projeto Descartes.
Como já vem sendo hábito vamos vos contar e mostrar tudo o que se passou nessa tarde diferente!
Depois de sermos muito bem recebidos pelas professoras Elsa e Alzira demos então início às atividades do Descartes com uma palestra intitulada "Argamassas antigas: exemplos na região de Portalegre" dada pelo Prof. Doutor José Mirão. Com esta palestra o professor Mirão conseguiu despertar a curiosidade dos alunos levando-os a pensar melhor na riqueza cultural que têm na sua região.
![]() |
Palestra "Argamassas antigas: exemplos na região de Portalegre" pelo Prof. Doutor José Mirão |
Findada a palestra foi a vez de dividirmos os alunos em 2 turnos de modo a passarem pelos 2 workshops que lhes preparamos: "Preparação de pigmentos naturais e tintas" e "Descobrir rochas e argamassas aos microscópio".
No workshop de "Preparação de pigmentos naturais e tintas" começamos com uma breve apresentação para os enquadrar no tema dada pela bolseira do Descartes Joana Costa.
![]() |
Breve enquadramento no tema do workshop pela Bolseira do projeto Joana Costa |
Compreendido o que iriam fazer os alunos começaram por preparar pigmentos sintéticos através de reações de precipitação. Sendo assim uns grupos trabalharam com cromato de potássio e cloreto de bário obtendo um fantástico amarelo limão e, outros grupos, adicionaram cloreto de cobalto com hidrogenofosfato de sódio de onde resultou um magnífico violeta de cobalto.
![]() |
Preparação de pigmentos sintéticos: violeta de cobalto e amarelo limão |
O workshop continuou com a preparação de tintas a têmpera, onde utilizaram gema de ovo como aglutinante e tintas a óleo, empregando óleo de linhaça. Os alunos puderam depois pintar com cada uma destas tintas de modo a mostrarem os seus dotes artísticos claro e também para perceberem como o tempo de secagem e consistência entre elas é bastante diferente.
![]() |
Pintura a têmpera, em que foi utilizado como aglutinante gema de ovo |
![]() |
Preparação de tintas a óleo utilizando óleo de linhaça. Como se pode ver o ambiente foi sempre leve e descontraído durante o workshop |
No workshop de "Descobrir rochas e argamassas aos microscópio" levamos 2 especialistas na matéria: o geólogo Luís Almeida e a engenheira geóloga Ana Vinagre.
Neste workshop os alunos observaram rochas e argamassas a "olho nu" e ao microscópio petrográfico e depois foi lhes proposto que fizessem corresponder o que viam nas preparações microscópicas com o que viam "à vista desarmada".
![]() |
O workshop "Descobrir rochas e argamassas ao microscópio" fez as delícias de alunos e professores. No final uma fotografia em grupo para mais tarde recordar |
O feedback por parte de alunos e professores em relação à palestra e workshops foi muito positivo tendo ficado ainda mais entusiasmados com a visita ao Laboratório HERCULES, prevista para a 3ª fase deste projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário