Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira

1ª fase: Visita à cidade romana de Ammaia

No passado dia 22 de Novembro os alunos das turmas de ciências e tecnologias do 10º, da Escola Sec. Mouzinho da Silveira  visitaram as ruínas da Cidade Romana de Ammaia (Marvão) bem como o museu e laboratório de conservação e restauro que fazem parte desta fundação. 

Como não podia deixar de ser a equipa Descartes esteve lá para vos poder contar tudo. 


Os alunos foram então divididos em 3 grupos para um melhor aproveitamento da visita. Assim, rotativamente foram visitando o museu, as ruínas da cidade de Ammaia e o laboratório de conservação restauro. 

Na visita ao museu, os alunos foram acompanhados pelo técnico Bento Mota, que os foi enquadrando na época romana, à medida que ia expondo fatos e curiosidades.
Ainda no museu, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação, acompanhada pelas explicações do arqueólogo Joaquim Carvalho, sobre o papel da geofísica na descoberta de mais áreas (que já se sabem que existem mas continuam por escavar) desta bela cidade romana.
 
No museu da Fundação Ammaia, os alunos percorreram as várias salas acompanhados pelo técnico Bento Mota que lhes foi chamando a atenção para os artefatos mais importantes bem como algumas curiosidades relacionadas com os mesmos.  

No laboratório de conservação e restauro desta fundação, a conservadora-restauradora Carina explicou o que se fazia ali com os artefatos encontrados, o porquê de se fazer assim, os materiais usados, entre outras curiosidades. Tentou, no fundo, elucida-los para a importância da conservação e restauro de materiais arqueologicamente importantes.
 
No laboratório de conservação e restauro os alunos tiveram a oportunidade de ver como a conservadora-restauradora Carina trabalha.
A outra fase da visita foi então percorrer as diversas zonas das ruínas da cidade romana com o técnico Bento Mota e com a arqueóloga Sofia Carvalho a acompanhá-los, que lhes foram explicando o que estavam a ver à medida que lhes contavam como era a vida dos romanos por ali. 
Nas ruínas da cidade romana de Ammaia o técnico Bento Mota foi explicando o que estavam a ver, desde a porta sul, passando pela zona termal até à parte do fórum. 


2ªfase: workshops e palestra

No passado dia 4 de Abril o Descartes foi até esta escola para executar a 2ª fase deste projeto nesta.
Querem saber como correu? Então fiquem por aqui que vamos já já contar e mostrar tudo o que aconteceu nesse dia!

Começámos este dia, que por sinal era o último antes das férias da Páscoa, com uma palestra dada pelo professor António Candeias, director do Laboratório HERCULES, intitulada “Ciência e Património”. Nesta palestra o professor Candeias explicou o que se faz no Laboratório HERCULES e mostrou alguns exemplos de trabalhos feitos para que os alunos percebessem melhor como se pode aliar a ciência ao património. 
Palestra "Ciência e Património" pelo prof. doutor António Candeias
Nesta palestra, aberta a todas as turmas de Biologia e Geologia do ensino secundário, o professor Candeias conseguiu prender a atenção dos alunos e despertar o seu interesse para estas aplicações diferentes da ciência. Nem imaginam como eles estavam entusiasmados!
Alguns dos exemplos apresentados na referida palestra
Terminada a palestra passámos aos workshops. Preparámos então 2 workshops “Preparação de pigmentos naturais e tintas” e “Argamassas de cal”. De modo a que os alunos conseguissem fazer os dois workshops dividi-mo –los  em 4 turnos, pois eles eram imensos!

Para o workshop de “Preparação de pigmentos naturais e tintas” contámos com a colaboração da bolseira de investigação Lúcia Tobias e da bolseira deste projeto Joana Costa.
Como este workshop já é vosso conhecido mas continua a fazer imenso sucesso não o vamos voltar a explicar para não nos repetirmos e corrermos o risco de nos acharem aborrecidos! No entanto, como prometido, aqui ficam as fotos das várias fazes deste workshop.
 
Preparação de pigmentos sintéticos

Pintura a têmpera com a utilização de gema de ovo como aglutinante

 
Pintura a óleo, com óleo de linhaça
As "obras de arte" feitas com ambas as técnicas

O workshop “Argamassas de cal” é outro que também tem efeito muito sucesso, fazendo a delícia de miúdos e graúdos!
Os alunos não se importaram nada com sujar as mãos a preparar as argamassas de cal.

Preparadas as argamassas foram então construir os arcos em pedra. Estes arcos foram construídos com o auxílio de moldes e recorrendo a diversos fragmentos de rochas, os quais uniram com a argamassa.
 
Preparação de argamassas e construção dos arcos 

O resultado final: magníficos arcos, muito bem construídos

Apesar de ser o último dia de aulas os alunos estavam extremamente interessados e entusiasmados em aprender mais.
Com este workshop terminámos a 2ª fase do projeto Descartes. Balanço final: um autêntico sucesso! 

Sem comentários:

Enviar um comentário