Fases do projeto

O projeto será desenvolvido em três fases distintas:


1- Numa fase inicial, serão organizadas visitas aos locais arqueológicos de interesse com a participação dos investigadores que estão a realizar estudos em cada local.
Estas visitas envolverão o conhecimento dos locais, das investigações já realizadas e das que estão a decorrer, nomeadamente através de demonstrações de análises in situ com equipamentos científicos portáteis. Durante esta fase do projeto, os alunos poderão também recolher amostras nos locais.

Esta primeira fase do projeto decorrerá no 1º período do ano letivo, ou no caso do ano letivo 2012/2013, durante o mês de janeiro.

2- Numa segunda fase do projeto serão realizadas ações de divulgação nas escolas parceiras, como palestras, workshops, pequenos cursos, etc. Estas ações serão realizadas pelos professores, alunos de mestrado e doutoramento e outros investigadores do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, dos investigadores dos campos arqueológicos parceiros e e de outros centros de investigação.

A segunda fase decorrerá durante o 2º período do ano letivo.

3- A terceira fase do projeto consistirá na deslocação de um pequeno grupo de alunos de cada escola (escolhidos pela escola, professores e alunos) ao Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, onde participarão durante uns dias (por exemplo, nas férias da Páscoa) em atividades de investigação a decorrer no laboratório.

Esta fase do projeto será desenvolvida durante as férias da Páscoa ou durante o 3º período do ano letivo.
No final de cada ano letivo, prevê-se a criação de uma exposição nos centros arqueológicos para divulgação do projecto e das suas actividades a toda comunidade.

5 comentários:

  1. Em nome do 2º turno da disciplina de Química do 12º ano da Escola Secundária de S. Lourenço, apenas temos a dizer que adorámos a visita a Ammaia, tendo descoberto uma relação intrínseca entre a arqueologia e a Química. Aguardamos ansiosamente a próxima visita para nos dar a conhecer ainda melhor o vosso trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos! Ficamos muito contentes que tenham gostado da visita e esperamos que com ela tenham aprendido mais alguma coisa. No nosso próximo encontro terão oportunidade de aprender ainda mais e ver como ciências tão distintas estão intrinsecamente ligadas. Resta apenas agradecer o vosso feedback, que é muito importante para nós. Encontramos-nos na 2ª fase deste projeto; até lá boas férias e um bom regresso às aulas!
    Joana Costa (bolseira do Descartes)

    ResponderEliminar
  3. Ola! Sou da turma do 11ºA, que teve o prazer de realizar atividades proporcionadas pelo projeto "Descartes". Acho que foi uma maneira simplificada de mostrar, a nós alunos, como estas áreas, que nós pensamos, ser tão distintas são na realidade tão próximas. Gostei bastante da palestra "Os metais não duram para sempre", foi interessante aprender coisas novas que se encontram no nosso programa explicado por um professor universitário... :)
    Espero pela próxima fase no laboratório "Hercules" onde todos podemos aprender mais qualquer coisinha...
    beijinhos :) cristiana

    ResponderEliminar
  4. Olá :) sou aluna do 11ºA da Escola de Mertola e adorei as atividades que nos proporcionaram, tanto como no Campo Arqueologico tanto como na nossa escola. Adorei especialmente o workshop sobre tintas e pigmentaçäo :)
    Espero poder ir aí ter com vocês e os meus colegas, para ficar a conhecer o laboratorio !
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Olá Cristina, Olá Joana!
    É com enorme prazer, alegria e satisfação que lemos os vossos comentários! Saber que vocês gostaram e que ficaram de tal modo entusiasmadas que nos querem visitar é realmente muito gratificante!
    Vocês foram um grupinho muito bom e muito atento e como devem imaginar isso torna mais fácil trabalhar convosco!
    Obrigada pelo vosso feedback

    Joana Costa, Bolseira Descartes

    ResponderEliminar