Escola Básica e Sec. Dr. João Brito Camacho (Almodôvar)

1ª fase: Visita ao Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão (CACMB) e Depósito Votivo do Garvão


O Descartes é um projeto que nunca pára! Exemplo disso mesmo foi o dia 28 de Novembro em que tivemos visitas de manhã e de tarde!!! Extenuante mas gratificante!

Na parte da tarde foram os alunos do 10º ano de C&T os contemplados por mais uma visita organizado pelo Descartes ao CACMB e ao depósito em Garvão. 

Querem espreitar o que aconteceu? Então aqui ficam algumas fotos! 

Inicialmente a Drª Deolinda Tavares (conservadora restauradora) deu as boas vindas aos alunos e fez uma breve introdução sobre o que se faz naquele centro arqueológico, quais são os principais objetivos a alcançar, o porquê de construir em Ourique este centro... entre muitos outros aspetos. 

A Drª Deolinda Tavares a fazer uma breve introdução aos alunos antes de iniciarem a visita

Dadas as boas vindas, os alunos visitaram a reserva do CACMB, repleta de materiais provenientes do Depósito Votivo de Garvão, já inventariados, que vão ficando naquelas salas até que a equipa tenha tempo para os tentar restaurar e conservar. Nesta parte da visita foi crucial o acompanhamento da conservadora-restauradora Helena Vaz. 

A conservadora - restauradora Helena Vaz a dar algumas explicações acerca do que pode ser encontrado nas salas de reserva
Posteriormente foi a vez do Dr. Rafael Alfenim (arqueólogo) e da Drª Deolinda Tavares (Conservadora-restauradora) mostrarem algumas peças que foram encontradas no depósito, umas já restauradas e outras que foram encontradas praticamente intactas após tanto tempo!!! Foi também explicado ao alunos alguns aspetos importantes relacionados com as cerâmicas: o porquê de apresentarem diferentes cores (dependendo da temperatura a que foram executadas), de umas serem mais perfeitas que outras (pois algumas peças já foi usado um torno enquanto que outras foram totalmente moldadas à mão), entre muitos outros aspetos. 

Os alunos e professores a ouvirem atentamente  as explicações do Dr. Rafael e da Drª Deolinda 
Após estas explicações foi a vez de irmos até ao laboratório de conservação e restauro deste centro e vermos o magnífico trabalho que esta equipa faz. A conservadora - restauradora Helena Vaz mostrou como trabalham e como constroem verdadeiros puzzles! 

No laboratório de conservação e restauro, em primeiro plano (à esquerda) a professora de Física e Química e o professor de Biologia e Geologia
Antes de terminarmos a visita ao CACMB a bolseira de investigação Lúcia Rosado fez uma pequena apresentação na qual explicou o que anda a desenvolver no seu doutoramento servindo para mostrar o que afinal a química, a arqueologia, a geologia têm a ver umas com as outras! 

A bolseira de investigação Lúcia Rosado que após ter feito uma pequena apresentação salientando a interdisciplinariedade entre diversas áreas mostrou aos alunos algumas das suas amostras, em diferentes suportes
Terminada a visita ao CACMB e após termos agradecido a toda a equipa a hospitalidade fomos visitar o sítio onde tudo começou, o Depósito Votivo do Garvão. 
Mais uma vez as explicações do arqueólogo Rafael foram imprescindíveis para compreendermos a enorme descoberta que foi, e continua a ser, este depósito. 

No Depósito votivo de Garvão após ouvirem as explicações do arqueólogo Rafael alguns alunos quiseram registar o momento, para mais tarde recordar... 

Visto esta ter sido a última visita ao CACMB resta-nos deixar aqui o nosso sincero agradecimento a toda a equipa, mas principalmente à Drª Deolinda Tavares,  ao Dr. Rafael Alfenim e à investigadora Lúcia Rosado, que embora façam parte da equipa Descartes estão envolvidos em mais projetos e mesmo assim envolveram-se de alma e coração neste! Obrigada



2ª fase: Workshops e palestra 

                        Workshop "Preparação de pigmentos naturais e tintas"
No dia 11 de Março fomos até Almodôvar à Escola Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho para executarmos a 2ªfase do projeto Descartes nesta escola. 

 Como já vem sendo hábito aqui fica um pequeno resumo (com direito a fotos claro) do que se passou ontem. 

Deu-se início a esta tarde diferente com uma pequena palestra intitulada "A alimentação nas sociedades antigas - combinando a história e a química" pela post - doc Ana Manhita. Nesta palestra, para além dos alunos de 10ºano de C&T, estiveram também presentes os alunos de C&T de 11º e 12º anos.


Palestra "A alimentação nas sociedades antigas - combinando a história e a química" pelapost-doc Ana Manhita
Assistida a palestra deu-se início à 2ª parte desta tarde: o workshop "Preparação de pigmentos naturais e tintas".  Neste a bolseira do projeto, Joana Costa, fez uma breve apresentação introdutória de modo a que os alunos compreendessem melhor o que iam fazer. 
Breve introdução ao workshop "Preparação de pigmentos naturais e tintas" pela bolseira deste projeto Joana Costa
Depois passaram então à ação! 
Começaram pela preparação de pigmentos sintéticos, uns grupos trabalharam com cromato de potássio e cloreto de bário tendo obtido um fantástico amarelo limão e, outros grupos, trabalharam com cloreto de cobalto e hidrogenofosfato de sódio de onde resultou um magnífico violeta de cobalto. 
Preparação de pigmentos sintéticos: violeta de cobalto e amarelo limão
De seguida foi a vez de mostrarem o seus dotes culinários e artísticos. Tiveram então que separar a gema da claro do ovo para usar a gema na técnica de pintura a têmpera. Adicionando pigmentos e terras à gema do ovo obtiveram tintas que usaram para pintar com esta técnica de pintura.
Pintura a têmpera utilizando como aglutinante gema de ovo
Compreendida esta técnica passaram para outra, muito popular entre diversos artistas, a pintura a óleo. A adição de óleo de linhaça a pigmentos e terras deu origem a uma tinta que, como os alunos puderam observar, tem um tempo de secagem mais lento comparativamente com a têmpera. Este fato faz com que os artistas preferissem a técnica de pintura a óleo, pois esta permite fazer correções. 
Técnica de pintura a óleo com a utilização de óleo de linhaça como aglutinante
Com esta "tarde diferente" os alunos ficaram ainda mais entusiasmados em visitar as instalações do laboratório HERCULES (3ª fase). Ficamos à vossa espera!!! 

1 comentário: