Escola Profissional de ALSUD

1ª fase: Visita ao Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão (Ourique) e Depósito Votivo do Garvão

No dia 8 de Novembro foi a vez dos alunos do 2º ano do curso profissional de arqueologia, da Escola Profissional de ALSUD, visitarem o Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão (Ourique) e o Depósito Votivo do Garvão. 
A equipa Descartes acompanhou os alunos e os professores Virgílio e Fátima nesta visita.

Aqui ficam alguns momentos dessa visita: 

Nas primeiras imagens é possível observar os alunos ouvindo a explicações do arqueólogo Rafael Alfenim. 
  No 2º conjunto de imagens temos a Bolseira de Doutoramento Lúcia Rosado, que fez uma pequena 
apresentação interligando a arqueologia com a química.
No último conjunto de imagens, os alunos visitaram o laboratório de conservação e restauro deste centro.

Depois de visto o Centro de Arqueologia Caetano Mello Beirão fomos até Garvão visitar o Depósito Votivo. 

Imagens do Depósito Votivo do Garvão, com o arqueólogo Rafael, 
encarregue de guiar a visita, a explicar a "história" deste depósito. 

2ª fase: Workshops e palestra

Workshop "Preparação e pintura com pigmentos naturais" 


No dia 30 de Janeiro do presente ano fomos até à Escola profissional Alsud afim de procedermos à 2ª fase do Descartes: Workshops e palestras.
Como sabemos que gostam de se manter atualizados acerca das nossas atividades fica um pequeno resumo, com direito a fotos claro, do que se passou neste dia.

Uma vez que queríamos proporcionar um dia diferente aos alunos, levamos connosco profissionais de diversas áreas para que estes alunos adquirissem novos conhecimentos.
A primeira parte desta manhã começou com uma palestra intitulada "Os metais não duram para sempre" dada pelo professor Jorge Teixeira, que com o seu inigualável jeito para ensinar conseguiu cativar os alunos para esta área com a qual não estão tão familiarizados.

Professor Jorge Teixeira na palestra "Os metais não duram para sempre"
Posto isto foi a vez de passarmos à ação, desta vez o workshop esteve a cargo da post - doc conservadora - restauradora Milene Gil com a preciosa ajuda da assistente técnica Sandra Velez e da bolseira deste projeto Joana Costa.    
À direita a conservadora - restauradora Milene Gil e a bolseira do Descartes Joana Costa (Bioquímica).
Na imagem da esquerda a assistente técnica Sandra Velez
A conservadora-restauradora Milene Gil para melhor explicar o que se ia fazer levou um mostruário com diversos tipos de materiais, desde terras, pigmentos até a uma cópia de como seria a colher e a gamela utilizada pelos artistas antigamente. Para além disso mostrou também uma tela com diferentes técnicas de pintura e onde se pudia observar como os romanos (por exemplo) conseguiam fazer círculos tão perfeitos! E sabem como eles o conseguiam? Com uma espécie de compasso, isto é, com a ajuda de um prego e de uma linha conseguiam traçar uma circunferência perfeita. 
Nas fotografias de 1 a 3 temos o mostruário que a Doutora Milene Gil levou;
Já nas fotos de 4-6 podemos vê-la a explicar aos alunos o que era cada coisa;
A fotografia 7 mostra o pormenor de um mostruário de areias trazidas de Pompeia. 

Pormenor de réplica de colher e gamela utilizadas antigamente pelos artistas para preparem o local a pintar.
Também é visível uma réplica de um peneiro
Pormenor de tela com diversas técnicas de pintura. A conservadora-restauradora Milene Gil recorreu à luz rasante para que os alunos conseguissem ver melhor esses pormenores
Dada a explicação foi a vez dos alunos meterem mãos à obra, começando por peneirar e macerar uma série de terras e pigmentos. 
Utilizando almofarizes e peneiros os alunos conseguiram preparar as terras e pigmentos para com eles poderem pintar
Após terem preparado o material foram então pintar. Nesta fase utilizaram duas técnicas diferentes, numa delas adicionaram água aos pigmentos e noutra adicionavam cal aos ditos pigmentos. 
Ao longo da atividade a conservadora- restauradora Milene Gil foi salientando diversos pontos importantes nomeadamente o fato da mistura de pigmentos com água ter uma textura e cor bastante diferentes da mistura de pigmentos com cal. 

Nas fotografias de cima temos uma aluna a preparar a terra utilizando água.
Nas fotos de baixo podemos ver a diferença, tanto a nível de cor como de textura, entre terras preparadas com água ou com cal. 
Para finalizar o dia em grande o professor Jorge Teixeira fez uma pequena demonstração das potencialidades da fluorescência de raios X, possuindo este aparelho diversas vantagens uma das quais o fato de poder realizar amostras in situ (no local) uma vez que é portátil. 


O professor Jorge Teixeira na demonstração do aparelho de fluorescência de raios X portátil
Ao chegarmos ao Laboratório Hercules não poderíamos deixar de registar este dia tão bem passado. 
Obrigada a todos os que têm colaborado no projeto Descartes. 

Chegada ao laboratório: (da esquerda para a direita) Sandra Velez, Jorge Teixeira, Joana Costa, Milene Gil

Concluída esta fase com esta escola esperamos ter conseguido despertar novos interesses nestes alunos que, estando mais direcionados para a arqueologia tiveram a oportunidade de ver/experimentar técnicas que podem complementar os estudos arqueológicos. 
E querem saber um segredo? No final um dos alunos confidenciou-nos que gostava de seguir conservação e restauro! Caso para dizer missão cumprida não acham? 

2 comentários:

  1. Maria de Fátima Palma13 de novembro de 2013 às 07:54

    Foi um visita muito proveitosa para os alunos,pois tiveram a oportunidade de ver os materiais provenientes do Depósito Votivo de Garvão, os passos realizados na sua conservação e restauro e as técnicas utilizadas para o tratamento dos mesmos. Por outro lado, foi possível conhecer algum do trabalho que é feito pelos técnicos do Laboratório Hércules e o entrosamento entre a a química e a arqueologia. A visita ao local de escavação do Depósito Votivo de Garvão foi essencial para entender como tinham aparecido os materiais agora em estudo no Laboratório. Maria de Fátima Palma (Formadora na Escola ALSUD)

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  2. Bom dia! Desde já obrigada por ter contribuído para o nosso blogue! Ainda bem que gostaram desta atividade proposta pelo Descartes, o feedback de todos os participantes é muito importante para nós.
    Esperamos que vocês, mais "virados" para a arqueologia, tenham gostado de saber algumas coisas da química e de outras ciências!
    Voltamos a encontrar nos nos workshops que esperamos serem úteis para vós.
    Até lá boas aulas ;)

    Joana Costa (Bolseira do Projeto)

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